Pesquisar neste blogue

sexta-feira, maio 27, 2011

Social Media

Através da passagem de Web 1.0 para Web 2.0 surgiram os Social Media. Assim os utilizadores passam a ter mais opções dos que as que tinham anteriormente. Dado esta evolução na tecnológica é possível produzir informação e mo mesmo espaço de tempo ou segundo partilha-la para todos os utilizadores, sendo que esta informação qualquer individuo poderá ter acesso. Com Web 2.0 os seus utilizadores deixam de ter um papel passivo e tornam-se utilizadores activos através da liberdade de informação que deixou de ter impedimentos. Com esta evolução surgiram assim blogs e sites de partilha de vídeos, fotos, ect. Podemos então dizer que os Social Media tiveram nos nossos tempos uma grande importância no avanço da informática.

quinta-feira, maio 26, 2011

Realidade Virtual

  É um tipo de tecnologia de interface muito avançada que existe entre o homem e a máquina. Tem como principal objectivo a recriação da realidade levando a uma interacção do indivíduo, para que tal aconteça esta interacção é realizada em tempo real, através da utilização de técnicas e de equipamentos informáticos que ajudam a ampliar o sentimento de presença. A realidade virtual torna-se numa forma que os humanos encontraram para visualizar, manipular e interagir com os computadores, sendo que este tipo de interface entre homem-máquina é considerado actualmente a tecnologias mais avançada dos nossos tempos.   



Ciberactivismo

Ciberactivismo - É a forma como as sociedades comunicam entre si virtualmente utilizando as novas tecnologias tais como a internet (email, messenger, chats, ect), telemóveis (sms, mms). Através destes meios torna-se livre a forma de se expressar as opiniões permitindo assim uma ampla divulgação.


O que torna os vídeos em víral?


    Os vídeos tornam se vírais devido a atingirem uma enorme popularidade nas redes sociais, levando então este tipo de vídeos a serem visualizados e falado pelas pessoas e vêem e que por consequente passam aos seus amigos e estes aos seus aumentando o numero de visualizações . 
    Um vídeo para poder ser considerado tem que conter as seguintes características: tem de ser divertido, chocante. Este tipos de vídeos não possuem uma formula exacta para serem produzidos, o importante e ter uma boa ideia, que faça com que o vídeo seja especial e diferente para que possa correr de boca em boca e de utilizador para utilizador.

Deixovos dois exemplos de vídeos vírais:

                                                                    

sexta-feira, abril 15, 2011

Outros tipos de plataformas existentes nas redes sociais

 Temos inúmeras plataformas nas redes socias para além daquelas que estamos mais habituados a ver tais com o facebook, myspace, twitter, hi5 ou orkut. Por isso deixo-vos aqui com um pequeno video onde podem ficar a conhecer mais  algumas redes socias que a internet nos oferece.



sexta-feira, março 25, 2011

Documentário sobre o "US NOW"

Nos dias de hoje, através dos meios de comunicação e devido a facilidade que todos temos para aceder a internet, temos a capacidade de partilhar experiências vividas e dar opiniões sobre qualquer tipo de assunto, imagem e filme.
Devido a esta nova tecnologia temos a capacidade de ter um vasto leque de informação sem sairmos de casa fruto das novas dinâmicas da rede a uma escala mundial. O documentário que nos foi dado a visualizar na aula não se baseia apenas naqueles sites mais comuns e que são utilizados por todos nós. Ex. Youtube, Facebook e Wikipédia entre outros, propondo assim outros projectos, questões e dando no fundo outros tipos de sugestões.
Podemos retirar do vídeo alguns dos exemplos que lá estão trabalhados, temos o caso do Couch Surfing, que podemos caracterizar como sendo uma enorme rede social que se encontra online, onde os seus membros partilham as suas casas com indivíduos que não conhecem, o Ebbsfleet United, é um clube de futebol que apenas é gerido pelos seus adeptos.
Hoje em dia existem cada vez mais pessoas, que através destes novos meios conseguem dizer as coisas a um elevado número de pessoas que circulam através destes meios sendo que este número de pessoas aumenta a cada dia. Basta um clique que a partir de nossas casas podemos viajar a qualquer parte do mundo.     
Este pequeno resumo, encontra-se relacionado com o documentário US NOW” que foi visualizado na sala de aula no dia 18/3/2011.

quinta-feira, março 17, 2011

A força da internet



    As catástrofes naturais não avisam quando chegam, nem as novas tecnologias que temos ou construímos e que são de última geração são capazes de contê-las. Mas é graças ao grande desenvolvimento no caso da internet e através das redes sócias (Twitter, Skype) por esta criada que muitas pessoas estando impedidas de informar os seus familiares através dos meios mais comuns tais como telefone, correio... encontram na internet a grande arma para darem notícias de que estão bem e assim descansarem seus familiares, descrevendo também de forma mais pormenorizada a realidade que está a acontecer.

O QUE É CIBERCULTURA?

       Podemos dizer que a cibercultura surge devido a uma ligação que existe entre as tecnologias de comunicação informação e a cultura, que emergiram a partir da convergência entre a informatização/telecomunicação que ocorreu na década de 1970.
Deste modo a cibercultura é uma “re-mixagem” que se designa por ser um misto de saber sociais e comunicacionais de combinação, clonagem e cut-up de informações a partir das novas tecnologias digitais. Podemos então caracterizar a cibercultura através de três leis que vão orientar os processos de re-mixagem, sendo elas as seguintes:
ü  A libertação do pólo da emissão;
ü  O princípio de conexão em rede;
ü  Reconfiguração de formatos mediáticos e práticas sociais.  





sexta-feira, fevereiro 25, 2011

WEB 2.0

Web 2.0 tem como finalidade desenvolver aplicativos que são aprovados à capacidade da internet para que estes se tornem melhores, facilitando assim a utilização que é feita pelas pessoas, usando para isso a inteligência colectiva.


"Há quem critique o termo, mas os seus partidários destacam o poder acrescido que o utilizador tem na
produção e consumo de conteúdos na rede."


A influência da Cibercultura na nossa vida